top of page

:: Diário 20 de Março — Sol em Carneiro

Atualizado: 7 de jul. de 2020



ree

O Sol está neste momento nos 1º36' de Carneiro — o primeiro de todos a mudar de elemento nas próximas semanas. Como se a Terra se fosse sublimar em Ar, enquanto a Água rende as suas Emoções em Espirito de Fogo, depois de tanto tempo a inundar as estruturas rígidas. A água que tem invadido a terra. E essa água vai encontar o elemento fogo em breve.


No dia da sua entrada em Carneiro, e do início de um novo ciclo solar anual, o Sol faz sextil a Saturno aos 29º de Aquário e a Vesta aos 29º de Gémeos — o Espírito Nobre do Sol prepara-se para a batalha às velhas estruturas (Capricórnio), fazendo um Juramento à revelação da Verdade (Vesta em Gémeos).

A quadratura da Lua, conjunta a Ceres em Aquário, à Vénus em Touro avisa-nos de como devemos dispor-nos neste momento a sentir e permitir que as estruturas de segurança que temos dado como adquiridas até aqui sejam desfragmentadas e renovadas/alteradas.


O stellium que tem vindo a caminhar para uma conjunção quadrupla em Capricórnio, desde Dezembro de 2017 quando Saturno ingressou este signo, que será exata este fim de semana. Os planetas e pontos envolvidos descrevem ciclos de duração mais longa, talvez mais notáveis nos seus padrões quando consideramos mudanças sociais (Saturno) ou de sistemas de crença (Jupiter). Ao nível individual, veremos melhor o seu efeito nos meses seguintes, quando percebermos que parte de nós estamos a deixar para trás.


Saturno, só por si, termina um periodo de 3 anos. Pensemos nas decisões que tomámos há 3 anos atrás, por volta desta altura. Quanto melhor conhecerem o vosso próprio mapa, melhor percebem a linha temporal que percorreram até aqui.


Quais foram as decisões chave? Aquelas que mudaram o rumo das coisas?


E não só os momentos de grandes atitudes, mas também aqueles pequenos momentos em que tudo muda. Ás vezes porque muda como vemos tudo.


O planeta que rege simbolicamente o signo Capricórnio transita agora o seu grau 29º57'.

A entrada de Saturno em Aquário fez-se já anunciar há uns dias, quando mercurio passava por lá, em retrógrado e em direto, o que coincidiu com a explosão do vírus corona em Italia.

Portanto, Saturno entrou na orb de Aquário (como quem diz, quintal) e fomos todos mandados para casa.


Para pensar no que queremos fazer à vida. E agora cada um lida com o que tem em mãos e ajuda quem pode.


O Sol a ingressar Carneiro e a marcar o inicio de um novo ano solar coletivo, enquanto faz um sextil ao stellium em Capricórnio, dá-nos carta branca e algum momentum para assumirmos o nosso papel Individual nisto tudo. Mas aquele que queremos mesmo ter! (E é melhor manter a coisa simples por agora porque o futuro ainda não se viu)


Isto porque o ingresso do Sol em Carneiro vem também trazer alguma luz a Chiron, que transita o mesmo signo e nos fala do nosso atual processo de recontactar com a nossa ferida Individual, a nossa "golden shadow". A dita ferida da alma, que pode passar a ser o nosso super poder. Em Carneiro, podemos então sentir a ferida à volta da Individualidade e do Masculino (a nossa capacidade de Acção Assertiva).


Estamos a viver uma fase importante da história, de facto.


Vendo o copo do lado mais cheio, a Lua está agora em conjunção a Mercúrio em Peixes, e em trígono ao nodo norte em Caranguejo. Vamos a tempo de usufruir da terceira e ultima passagem de Mercúrio por Peixes deste ano.

Este fim de semana, a Lua junta-se a ele, e as nossas emoções vão estar à flor dos nervos. Ou então, vamos conseguir perceber as emoções intensas e confusas que viviamos mesmo antes da pandemia atingir a europa.

No dia 16 de Fevereiro deste ano, Mercúrio estacionou para virar retrógrado, nos 13º de Peixes. A partir daí, começou a precorrer novamente os mesmos graus que fez desde o dia 2 de Fevereiro. A oportunidade do periodo retrógrado terá sido vir-nos à consciência, de algum sitio de dentro ou de fora de nós, uma mensagem relativa ao que experienciamos em carneiro, no nosso mapa pessoal.


Fechando esta reflexão, seria curioso apenas notar como ainda não está a ser dada muita atenção para a transição oportuna dos nodos lunares para o eixo Gémeos/Sagitário.


O ênfase redobrado que este Mercúrio retrogrado (sim, ainda estamos em pleno) está a receber - como o seu envolvimento na Lua cheia em Virgem, de 09/03; ou o facto do seu periodo incluir um estacionamento direto em Aquário, que o envolve no próximo ciclo de Saturno em Aquário - está a tentar transmitir-nos os principais temas que vão entrar em re-estruturação nos próximos anos.


Os novos lugares vão ser naturalmente recebidos pelas coisas. Ao invés de criarmos as coisas para estas caberem nos lugares que já existem.


Este trânsito vai direccionar-nos a questionar os nossos sistemas de crenças - desmontá-los em partes menores e perceber o que é nosso e o que nos foi ensinado. E depois perceber como isso condiciona como vemos a vida e os outros. Neste contexto, os dogmas que respeitem a estrutura social, como leis laborais (Capricórnio), direitos humanos (Aquário), sistemas de saude publica (Peixes), globalização dos mercados (Gémeos), industria animal (Touro), ecosistemas naturais (nodo sul em Sagitário).


Era sabido e falado, no meio astrológico, que o ano 2020 traria uma Mudança, a bem ou a mal.


As balanças vão ter de reequilibrar, e vamos ter de fazer diferente.



por Vanessa Assunção


Comments


bottom of page