top of page

:: Lua & Vénus em Escorpião — a preparação para o Eclipse em Sagitário [12 - 14.12]




Vénus percorre os últimos graus de Escorpião e entramos em compasso de espera para a aguardada transição entre as Eras. Esta transição é um salto livre para o tapete mágico que nos levará a novas voltas ao mundo e este compasso de espera tem um carácter cerimonial — as escolhas aparentemente inocentes que trarão o contexto de entrada e que definirão as nuances emocionais que viajarão connosco através deste portal.


Estás pronto para sonhar ambiciosamente? Para te reinventares numa rebeldia saudável que te abre as asas? Para acreditares que podes finalmente criar o mundo que queres dentro e fora de ti?




ree
imagem @indg0



— "Já chegámos?" pergunta a Vénus. Qualquer coisa mudou no ar. Um cheiro, um envolver que sabe a fresco e a maduro. Uma contradição num sentir que lhe desperta a atenção.


Está cansada das ultimas semanas de aprendizagem com Mercúrio, mas uma sensação de expansão traz-lhe a esperança repentina de que o pior já passou. Mas será mesmo?


— "Sim, estamos aqui." responde-lhe Mercúrio, "Estás pronta?"


— "Não tenho a certeza, Hermès... Mas sei o que não quero mais. Sei que estou exausta desta realidade velha, do peso e dos dramas. Sei que quero mudar de vida, embora não consiga ainda por isso em detalhes ou cenários concretos..."


Olha para o horizonte como quem procura uma imagem que a ajude a traduzir em palavras aquilo que sente.


— "Continuo a pensar no que a Vesta me tem dito estas semanas, que a liberdade vem do poder pessoal. Porque será que ainda tenho medo dele? Porque será que acreditar nessa realidade parece proibido?"


Mercúrio sorri carinhosamente — finalmente a questão certa, o ponto onde queria que ela chegasse.

— "Porque o passado tende a ser o ponto de referência quando imaginamos o futuro. É o funcionar natural da mente. O que não foi possível até agora parece naturalmente impossível para o futuro."


— "Sabes o que é mais engraçado Hermès?" Um brilhozinho no seu olhar denuncia um entusiasmo envergonhado que quer crescer. "Acho que o medo é finalmente aquilo que quero desafiar! Acho que sinto finalmente a força para saltar o limbo, deixar tudo para trás. Mas ainda estou confusa, parece que não consigo decidir qual o primeiro passo a dar, que direcção escolher agora... Tudo parece possível, mas nada parece certo... E se escolher errado?"


— "Qualquer caminho que escolhas será errado ou certo, conforme o que escolhas acreditar. A única certeza que poderás ter daqui para a frente é aquilo que vês dentro de ti. A única escolha certa que podes fazer agora é a imagem de ti que queres concretizar. É aqui que o Ego te serve como ferramenta — que persona queres criar e levar ao mundo? Que nova imagem pessoal queres que reflita o teu novo Eu? Nesta nova aventura, que super heroína queres ser?"


A Vénus sorri de nervoso, o cansaço começa a saber-lhe estranhamente bem, como uma leveza que vem depois de uma tarefa cumprida.


Mercúrio continua — "Podes confiar nisso. Tens todos ao teu dispor, à espera da tua visão, prontos para fazer da tua escolha realidade."


— "Posso mesmo ser quem quiser?"


— "Podes ser quem és. Não podes ser o que não és. A escolha será o como queres expressar o que és. A certeza virá de aceitares que o que ficou para trás não te pertencia realmente e que à tua espera está aquilo que queres. Consegues confiar nisso?"


— "Consigo com certeza sentir a imensidão do que quer vir. Parece tão bom e completo..."


— "Sim, o Neptuno está a mostrar-te todo esse potencial que vem do caos das tuas emoções. Ele está a oferecer-te a inspiração para sonhares outros horizontes, outras relações, outras recompensas. Sabes, embora a Água não seja o elemento onde estou mais à vontade pela falta de lógica intelectual, trago sempre dela tantas ideias e tanto conteúdo... E a minha viagem este ano pelas Águas trouxe-me uma miríade de perspectivas para partilhar contigo. Sei que foi emocionalmente puxado para ti, mas acredito que agora consegues reconhecer todo o potencial de expressão que estes tempos te trouxeram. Ao aceitares deixar para trás as ilusões castradoras que depositavas naquelas pessoas e naquelas situações, vais perceber que a clareza que virá em breve vai mostrar-te o novo caminho."


— "Sim, também acredito nisso. Aliás, já o sinto. Do que estamos à espera então?"


— "Estamos à espera da viragem da maré. Estamos a ter tempo para recuperar deste último mês e a dar tempo àqueles que ainda estão agora a tomar a decisão."


— "O Marte já saiu? Gostava muito de voltar a vê-lo..."


— "Sim, ele já está fora e vais voltar a vê-lo no início do novo ano. Por agora está a preparar a libertação de Júpiter e Saturno, com a ajuda da Pallas Athena. Dentro de uma semana estarão todos a ajudar-te no novo caminho.

Até lá eu serei a ponte de comunicação entre vocês. Ele estará à espera do teu último rito de passagem deste fim de semana, a última etapa do teu renascimento — da tua declaração de Devoção ao Ideal que escolheres, à Visão detalhada do teu Coração. Precisamos acabar o nosso trabalho juntos antes, focar-nos em ti e naquilo que falávamos há pouco — a tua nova visão para o futuro."


— "Certo. Fala-me então de como vai acontecer. O que preciso fazer?" Vénus sente o impulso de resolver a última fase — "A Vesta disse que a Lua estará presente..."


— "A cerimónia começa dia 12 e sim, a Lua estará contigo. Este dia será simbólico do culminar do desapego ao que queres largar. Aqui vais despir o manto que trazes a esconder o teu mundo interior, o disfarce que usas para parecer menos confrontadora ou intensa na tua essência. Se não tivesses qualquer vergonha do que és, que parte do que trazes contigo largarias?"


— "Percebo... E percebo o porquê de todas as conversas sobre a Coragem que tivémos este ano. Não consigo pensar em algo que requeira mais Coragem do que acabaste de dizer. Mas percebo também como isso já não ameaça muito em mim, como já não tenho muito a perder com isso. Afinal aquela segurança que tinha medo de perder nem existia!" E ri-se ao perceber a mudança que afinal já aconteceu. — "Afinal daqui para a frente já só tenho a ganhar!"


— "Daqui para a frente só tens a ganhar ao ser vista por quem realmente queres que esteja na tua vida, por quem vê o mundo como tu, por quem escolhe sentir como tu sentes, por quem tem valor a partilhar contigo."


— "É isso! É isso que sinto e sinto-me muito rebelde com isso."


— "A rebeldia criativa de declarares as tua essência ao mundo que quer domá-la?"


— "Sim!"


— Pois guarda isso em mente e espírito e aceita o desafio de te dedicares de alma a ela. Será o momento que abrirá a porta para o novo. O eclipse será depois o momento de passagem por essa porta para um novo desconhecido que poderá estar numa oitava acima daquilo que conheceste até agora. Uma nova dimensão de experiência onde aquilo que não foi possível até agora vai ganhar espaço para acontecer, onde vais precisar aprender a acreditar todos os dias que tudo o que queres pode simplesmente ser, para o melhor ou para o pior.


Mercúrio continua — Estes próximos dias serão então fundamentais para esta viragem. Será muito importante o simbolismo das escolhas que fizeres no que respeita à imagem que escolhes ver em ti, ao que escolhes dedicar a tua atenção e à companhia que aceitares contigo. Será um espaço sagrado de passagem e tudo o que te rodear irá compor o altar desse tempo de transição. É importante seres minuciosamente intencional com o ambiente que te rodear quando a decisão for formalizada. O contexto emocional que te cercará nesses momentos será trazido pela Lua ao portal do Eclipse de dia 14. Ele servirá como chave alquímica para a nova Era de Ar a começar este mês.


A Vénus olha para o espelho na parede enquanto ouve Mercúrio. "Coragem", sussurra para si mesma enquanto se observa. Quanto mais repete para si essa palavra, mais sente o medo a transformar-se em fogo. Mais as cicatrizes das feridas do passado se parecem com constelações tatuadas, os detalhes que a fazem única.


— "Estou pronta Hermès."



ree
imagem @indg0



texto por Vanessa Assunção

1 Comment


Teresa Ramalheira
Teresa Ramalheira
Dec 16, 2020

Lindo

Like
bottom of page