:: Preparação para Vénus em Virgem e Mercúrio em Escorpião
- Vanessa Assunção
- 27 de set. de 2020
- 8 min de leitura
Atualizado: 20 de out. de 2020
— "Let the Games begin!"
Depois de uma semana com um grande trígono de Fogo que nos aliviou os tsunamis internos e nos abriu uma janela para arejar os Ideais e vislumbrar a nova Paisagem, preparamo-nos agora para o Grande Final de 2020.
Um final de temporada que promete reviravoltas, acção e surpresas!

Mas longe de ser um passeio no parque, os próximos 3 meses vão pedir-nos muita coragem, destreza e sobretudo a Honra Pessoal que temos estado a polir desde Julho.
Na sua pré-sombra desde quarta feira passada, Mercúrio ingressa hoje em Escorpião com Saturno (prestes a estacionar direto em Capricórnio) a receber uma quadratura de Marte retrógrado e uma inconjunção de Vénus.
O que quer isto dizer?
Citando a minha inspiradora amiga Rute Aguiã — "Agora vamos rapar o fundo ao tacho". Ou seja vamos mergulhar no cerne da questão. Ou questões. Quantas mais questões tiveste coragem de resolver ao longo do verão, menos terás agora (o que reduz significativamente o conflito a vir).

E porque Mercúrio em Água ressoa bem com o meu Mercúrio natal na casa 8, a reger a minha casa 3 em Peixes (e porque tenho um fraquinho por Escorpião graças à minha conjunção natal de Vesta com Plutão nessas águas), ocorrem-me alguns cenários figurativos para este movimento atual.
Vejo a cortina a levantar. A sensação de um palco aberto, um espetáculo a começar sem conseguirmos ver a plateia. Não sabemos quem está a assistir, mas sentimos a sua presença. Sabemos apenas que nos bastidores há um elemento importante a avaliar-nos. É Plutão.
E com o novo ciclo de aproximadamente 200 anos a iniciar no final de 2020 (Saturno retrógrado em signos de Ar), desenganem-se se ainda acreditam que é só mais um Natal nas vossas vidas. Mais ainda, com o ingresso de Plutão também em Aquário já marcado na agenda de 2024 (definitivo em Novembro desse ano), podemos esperar dois pares de anos em modo de finalização.
O que é que Plutão vai estar a avaliar? Se já sabes o que andas a fazer com a tua Vida. Sim, só isso — os arquétipos funcionam de forma simples na sua complexidade, nós é que tendemos a complicar tudo com a mania de resistir à mudança. Quanto mais alinhado e consciente estiveres nos próximos meses com a mudança que precisas fazer, menos violenta ela será até 2024.
Nestes próximos dois pares de anos é bom que ganhemos jogo de cintura e deixemos essas estórias do "ah mas eu sempre fiz assim, e é complicado". Porque dançar não é só mexer os pés, requer mais que isso. É preciso Espírito, deixar as tábuas em casa e arriscar umas boas quedas. Tudo em nome de Viver. E Viver é a nova Responsabilidade coletiva.
Voltando então ao espetáculo prestes a começar, podemos até imaginá-lo com uns momentos de boa lambada. Lembram-se da lambada dos 90's? Ou salsa, para quem preferir. A ideia aqui é não achar que o espetáculo se vai fazer connosco sentados ou especados, muito preocupados com os detalhes das falas.
★

A Vénus vem cheia de vontade, ainda com o embalo de Leão onde esteve ao longo de Setembro, e com o Fogo em altas ao sentir a Liberdade que ganhou desde que deixou o Castelo do Barba Azul. Chega bronzeada, dos passeios de Setembro e porque em Leão é a Deusa do Sol, a exibir os paços de dança que aprendeu nas férias. E isto é ótimo, especialmente se ela se lembrar de guardar esse entusiasmo solarengo nos bolsos para os meses de Inverno que se seguem. É o potencial do seu sextil ao Nodo Norte em Gémeos — integrar esse Entusiasmo, Coragem e Autenticidade numa nova perspectiva de Vida.
Às tantas, e depois de alguns rodopios alegres da Vénus, chega Marte. Está um pouco cansado porque anda para a frente e para trás em Carneiro desde finais de Junho — já ajudou Vénus a libertar-se e tem estado investido em acabar com aqueles fantasmas de vez, enquanto ela já passeava novos horizontes. Mas sim, ele é um Guerreiro por natureza e ainda aguenta o mês e meio de batalha nas catacumbas, até virar direto e ele mesmo sair de lá. A questão aqui é a Paciência e o Foco — já não dá mais para andar a brincar aos Gladiadores só porque sim e não vai aceitar que voltemos atrás depois de todo esse trabalho.
Ao vê-la naquela demonstração quase desmedida de Exuberância, pergunta-lhe:
— "Então o que andas a fazer enquanto eu estou ali a dar conta dos carcereiros?"
Responde-lhe a Diva: — "Estou a Brilhar! Não foi para isso que me libertaste? Agora sou Livre e estou a fazer o que combinámos, estou a mostrar-me no meu Esplendor!" E dá mais um rodopio, lançando-lhe um olhar sedutor.
Marte: "— E o trabalho?"
A Vénus pára e repara em Saturno que estava atrás de Marte, com os pulsos atados. É ele agora que está sob a custódia de Marte, mas prestes a ser libertado. E todos sabemos que quando ele for libertado é para Trabalhar.
Saturno aproveita a deixa e diz à Vénus: — "Sim, sabes que quando me livrar disto é para deitar mãos à obra. As férias acabaram..."
Vénus esmorece um pouco e lembra-se do pacto que fez com Marte quando passou aqueles portões. Devia fazer-se ao caminho para se lembrar de que É, enquanto Marte ficava para trás, em duelo com os Titãs. O plano era dominar os Tiranos do Passado e juntá-los à sua equipa.
Ouve-se uma voz de fundo: — "Lembra-te da tua Missão."
É Neptuno, a apontar para os Nodos Lunares — a encruzilhada entre o Passado e o Futuro.
Continua o Saturno:
— "Já te lembras de quem És, já sabes como queres Brilhar e já dominas o Fogo Iniciador. Agora precisas decidir quem vais levar contigo — quem está à tua altura? Estás preparada para deixar para trás definitivamente o que apenas te distrai?"
Vénus estremece com a ideia de cortar mais ilusões, depois de um início de verão tão emocional. Mas lembra-se do voto que fez em Fevereiro — recuperar a Intuição como a sua mais importante ferramenta e honrar essa mesma intuição ao ter a Coragem de ser Fiel a si, mesmo que isso implique perder aplausos gratuitos (ou seja, apegos e co-dependências).
Enquanto Vénus se relembra de tudo o que viveu desde essa altura, surge Mercúrio. Vem em trabalho, como Mensageiro (o único capaz de atravessar todos os planos de Consciência, trocando mensagens entre eles). Embora animado como lhe é característico, algo em si parece um pouco mais sério do que costume:
— "Trago correio." Olham para ele em expectativa, embora todos saibam já o que se anuncia — chegou a hora.
Dirige-se a Marte e a Vénus:
— "Como sabem, começo hoje a trabalhar com Hades e a traduzir-vos mensagens que irei receber das Profundezas. A ordem de trabalho foi dada por Úrano e o objetivo é mostrar à Vénus o que ainda precisa ser largado, porque ele precisa limpar o terreno. O que vocês vão construir a partir de Dezembro com o Saturno e com o Júpiter, precisa ter fundação estável e isso não é possível enquanto ela ainda guardar ilusões. A ilusões são pântanos e não dá para construir nada duradouro assente em pântanos."
A Vénus vê a vida a andar para trás, afinal já estava tão bem assim animada com os passeios e as danças. Mas, ao olhar para Marte, sente novamente aquela onda de Coragem.
— "Por onde começo então? Posso ter ajuda?"
Mercúrio continua: —"Claro, sabes que nunca estás sozinha. Este desafio é o que o Plutão precisa de ti e sabes que o Poder dele também funciona para impulsionar a tua Missão se estiveres disponível. Para isso ele enviou o seu melhor Guerreiro. Marte vai continuar contigo, lado a lado, assim que sair do Castelo. Só falta alinhar uns pormenores com Plutão e Júpiter e arrepia caminho. "
—"E falta muito?", pergunta Vénus.
—"Só mais um mesito. Júpiter e Plutão têm reunião marcada para 12 de Novembro, para chegarem a acordo e definirem bem quais os Ideais a implementar em Dezembro. Júpiter já está disposto a colaborar mas ainda precisa reciclar as Crenças, então Plutão vai ajudá-lo a clarificar a estrutura de Realidade que te vai pedir a ti para por em prática no terreno. Logo a seguir, Marte já vai estar livre para te ajudar."
—"Um mesito?! Isso é mais que um mês... Isso é imenso! E até lá o que é suposto eu fazer?"
— "Não te aflijas. Até lá vou estar eu contigo. Vou passar-te o que vai sendo discutido no Castelo para te ires preparando para Dezembro. Para isso vou também ceder-te o potencial de Virgem, que é parte das minhas competências. Juntos vamos fazer o plano prático, à medida que te for passando as mensagens. No final de Outubro vamos ambos entrar no domínio de Balança, onde estás bem à vontade para atrair aquilo que precisas de sentir, e perceber onde ainda cais em extremos em relação com o exterior, para limparmos as crenças e medos velhos que ainda trouxeste do Castelo, sem dar por isso."
— "Certo. Então vou andar perdida outra vez nos apegos? A sentir-me abandonada outra vez?"
— "Não coração, só vais sentir isso se não prestares atenção às mensagens que te vou trazer. É preciso que te concentres e não te deixes levar pelo desespero.
Sabes que quando entrares em Virgem esta semana vais começar a sentir a imensidão de Peixes outra vez, mas agora já estás melhor preparada. Lembra-te do trabalho todo que já fizeste este ano e mantém a Coragem. Agora é para tomares o Poder de dizer não às Ilusões que vão voltar a chamar-te. Sabes que no meio da corrente Transcendente que Neptuno te vai enviar também vem a Inspiração maior, não são só Ilusões.
Com o poder de Escorpião, vou ajudar-te a ver para além das aparências e a ler as subtilezas que as distinguem. Para além disso, quando chegar a altura, a Vesta vai juntar-se a ti dando-te a sua Sabedoria Sacral que em Virgem vem através do Discernimento, de métodos de enraízamento.
Ela vai ensinar-te a usares a tua Intuição e Poder Sensual para te defenderes e para te manteres dona de ti, enquanto eu te mostro os sinais de manipulações ou jogos kármicos que ainda te habitam."
— "Uau, adoro a Vesta! Ela sabe sempre o que fazer. Quando chega ela?"
— "Só a 22 de Outubro... Sim, sei que ainda falta mas até lá preciso de te Iniciar em linguagem alquímica para conseguires comunicar com ela."
— "Okay... Então..."
— "Então primeiro vamos nós conversar sobre o que ainda queres manter escondido."
— "Como assim?.."
— "Sabes bem do que falo. Para que queres usar o Poder que estás prestes a receber? Que partes de ti ainda alimentas com uma sede cega de Poder? Aliás, o que é para ti o Poder?"
Saturno, ao ouvir o tom intenso e quase repreensivo de Mercúrio, entusiasma-se lá ao fundo e acrescenta: — "Pois, porque com Poder vem Responsabilidade! E não penses que vou ceder à construção de uma nova Realidade contigo ainda a esconder onde queres sentir o Poder à custa seja do que for. Por isso, minha querida, é bom que faças a tua parte e te responsabilizes com Integridade por essas partes de ti."
— "Confesso que ainda me é um pouco difícil identificar isso..."
— "Não é assim tão complicado. Basta que te permitas sentir as parte de ti que te causam Culpa ou Vergonha. Se não te julgares a ti, mais ninguém te vai julgar. E garanto-te que se mostrares essa Coragem, eu próprio te vou ajudar a resolvê-las. Afinal, não há Julgamento que não passe por mim e, se não me ignorares e não cederes às birras, ajudo-te a transformares isso em Soberania e Integridade.
Marte olha para o céu, já não tem muito Tempo para trabalhar com Saturno e precisa voltar para o Castelo. Afinal, deixou Júpiter e Plutão sozinhos com Chiron e a Lua Aquariana, uma visita muito importante. Combinaram juntar-se todos e esclarecer como trazer as memórias de traumas ancestrais ao de cima. Ou seja, a Lua vem como representante de Úrano — quem carrega essas memórias — com ao objetivo de transmiti-las a Chiron e Saturno, porque são eles que as transmitem à dimensão do Ego. Júpiter precisa de estar presente, porque toda a estrutura de Realidade que ele manifesta está sempre condicionada por essas memórias inconscientes. Só depois é que o Mercúrio, a Vénus e o Marte conseguem resolvê-las no terreno do dia-a-dia.
— "Preciso voltar... Mercúrio, deixo-te com a Vénus. Tens alguma mensagem a acrescentar por agora?"
Mercúrio abre a sacola de carteiro e lê a primeira mensagem: — "Reparaste nos sinais de dia 23 de Setembro? O que aconteceu e que símbolo apareceu para descodificares?"
Vénus senta-se. À sua esquerda tem um pequeno lago. Como que sendo chamada, olha para ele e vê algo refletido. Procurando ajuda, vira o olhar para Mercúrio que abre um sorriso cúmplice: —"Vamos então começar..."
Marte e Saturno deixam a cena, com Marte a prender o olhar de Vénus enquanto lhe repete: "Força. Não te esqueças de quem És". Eles comunicam sem falar.
A cortina desce, enquanto Mercúrio retira da sacola o seu Manual de Alquímia.

★
to be continued
texto por Vanessa Assunção
Comments