top of page

Yoga: Coragem vs Spiritual Bypassing

*

Lisboa,

23 de Dezembro

2019

*



ree

Reconhecida pela Unesco como Patrimonio Imaterial da Humanidade em 2016, esta disciplina, praticada há milenios na India, viu-se abertamente aceite na cultura mainstream ocidental e propagada quase que explosivamente na social media.


E tal como com tantas coisas que são subitamente tomadas como tendências e comercializadas em massa, vemos muitas vezes a sua essência transformada em expectativa e a sua mensagem em dicas para bypassing espiritual.


Disclaimer: o livre arbítrio é um direito existencial de todas as almas, e assim cada um é livre de encarar esta pratica como melhor o sentir (no judgement here).


No entanto, há uma profundidade enorme nesta prática, a que muitos se referem como forma de vida; uma riqueza de conhecimentos a vários níveis - principios éticos e morais e técnicas físicas - que nos conduzem no caminho da simplicidade de ser e de expansão de consciência.


E é aqui, nesta complexidade simples, que encontramos a magia do yoga - uma disciplina que pretende desmanchar a nossa auto-exigência, que nos exige presença em todas as etapas daquilo que é conhecermo-nos.


O que mais me fascinou na minha experiência com o yoga foi o efeito paralelo que causou em todas as esferas da minha vida, como que numa dinâmica fractal. E esta realização é algo inexplicável, e inimaginavel não sendo sentida, pela qual me sinto muito grata.


O yoga pode ser descrito como uma tecnologia que atua na ligação entre o corpo físico e os restantes - mental, emocional e espiritual. Estes influenciam-se mutuamente e em sentidos reciprocos. Ou seja, tal como o espiritual condiciona o emocional, que por sua vez condiciona o mental, que se manifesta no físico; também as práticas físicas irão desbloquear o emocional e flexibilizar o mental, permitindo a expansão do espiritual.


No entanto, e embora a prática física seja a mais conhecida, o yoga é uma disciplina que vai bem além disso. Guia-nos e explica-nos como essa dinâmica se projeta automaticamente através da rede que nos rodeia e forma a nossa realidade.


O yoga simplifica o caminho mas não ignora a humanidade de nem sempre saber o que fazer, ou explicar como nos sentimos.






por Vanessa Assunção











Comments


bottom of page